sábado, 4 de outubro de 2014

Claros sinais de loucura, Karen Harrington, Intrínseca


 Claros sinais de loucura 

Karen Harrington
Editora: Intrínseca
Ano: 2014
Páginas: 254
Preço: entre R$16,90 e R$18,70
Romance de aventura 

Sinopse


Você nunca conheceu ninguém como Sarah Nelson. Enquanto a maioria dos amigos adora Harry Potter, ela passa o tempo escrevendo cartas para Atticus Finch, o advogado de O sol é para todos. Coleciona palavras-problema em um diário, tem uma planta como melhor amiga e vive tentando achar em si mesma sinais de que está ficando louca. Não é à toa: a mãe tentou afogá-la e ao irmão quando eles tinham apenas dois anos, e desde então mora em uma instituição psiquiátrica. O pai tornou-se alcoólatra. Prestes a completar doze anos, Sarah sente falta de um pai mais presente e das experiências que não viveu com a mãe, está preocupada com a árvore genealógica que fará na escola e ansiosa porque seu primeiro beijo de língua ainda não aconteceu. Tragédia e humor combinam-se de forma magistral nesta incrível história sobre a aventura que é crescer.

Resenha

Sarah Nelson é uma menina realmente incrível, cheia de surpresas e bem madura para sua idade. 
Aos dois anos de idade sua mãe, Jane Nelson, afogou o filho Simon e tentou afogar a filha Sarah na pia da cozinha, desde então ela vive numa  instituição psiquiátrica. 
Sarah realmente tem comportamentos estranhos, ela sobe no toco de árvore do jardim para espionar a vizinhança, conversa com a Planta(uma planta mesmo), tem um diário verdadeiro e um falso no caso de alguém perguntar o que tanto ela escreve. Eu mal abri o livro e já comecei a rir. 

"— No hablo inglés.
— O quê? Ah. Entendi.
Não é que eu nunca tenha convivido com gente que não fala inglês. Afinal, não sou de Marte. Mas, nesse momento, o fato de o garoto na minha frente ser incapaz de me entender é um tesouro recém-descoberto. Eu poderia dizer qualquer coisa.
— Arco-íris bolo chocolate inverno neve varanda. 
Ele balança a cabeça como se eu tivesse falado algo que fizesse todo sentido em blá-blá-blá alienígena."

Ela coleciona palavras-problema em seu diário verdadeiro, são palavras que em algum momento causou problemas ou simplesmente ela não gosta de citar. "Amor pode ser uma palavra-problema para algumas pessoas,loucura também. Eu sei bem."
Sr.W., o professor de inglês, desafia a turma de Sarah a escrever cartas formais a alguém, qualquer pessoa, durante as férias de verão e é aí que ela começa a escrever para Atticus, o advogado de O sol é para todos (seu livro favorito). 
A recompensa seria um iPod para quem escrevesse mais e melhor, mas já que Sarah é uma ótima escritora ele não espera até o final das férias.            As férias começam e a história principal também, ela passa os dias na casa de Charlotte, uma vizinha amiga da família, e conhece Finn, irmão de Charlotte, e tem sua primeira paixonite.                 Os planos de dar seu primeiro beijo e furar as orelhas durante as férias de verão  não dão muito certo, mas o inesperado e não planejado é o que faz o verão dessa garotinha valer a pena. "Que Lisa fique com seu primeiro beijo. Isto é melhor."

Ela fica procurando a todo momento os sinais de loucura, acha que vai ser como sua mãe. Porém, essa garotinha excêntrica, faladora e com um coração muito grande se mostra acima de qualquer loucura, pode até parecer meio estranha em alguns momentos mas quem não é?
No final de tudo ela descobre que não é louca, ela é só mais uma menina de doze anos descobrindo sua verdadeira personalidade.
O final não é muito o que se espera de uma estória como essa, mas não é decepcionante. Acho que me acostumei com finais de tirar o fôlego >.< 
Enfim, recomendo esse livro inspirador para todos os leitores que gostam de rir e de se identificar com as personagens; Eu, por exemplo, também converso com as minhas plantas haha.



Um comentário:

  1. Interessante! Não conhecia o título ainda, só não sei se lerei. Parei um pouco com livros adolescentes! rsrsrs E a capa estrangeira é linda!! A nossa poderia ser essa! rsrs

    Beijinhos

    Mirelle - meumundoemtonspasteis.com

    ResponderExcluir